Seguir boas práticas ao realizar envios de e-mail marketing ajudará você alcançar melhores resultados em suas campanhas. Separamos algumas dicas para te ajudar a arrasar nos seus envios.
Tópicos
Planejamento e metas
Saber exatamente qual o objetivo do seu e-mail marketing facilita nas decisões de conteúdo, abordagem, estruturação e nos demais elementos que precisam ser definidos em sua estratégia. E, como em todo planejamento, é necessário acompanhar os resultados para ver o que deu certo, e também o que não deu, delineando o que pode ser melhorado.
Você também deve saber com quem falar. A análise do seu público alvo é fundamental para garantir a qualidade do seu texto.
Público alvo
Nem sempre enviar e-mails em grande quantidade é a melhor estratégia. É necessário segmentar e ter permissão para enviar. Comprar base de e-mails na internet pode significar enviar para quem não tem o interesse em ler sobre seu produto ou serviço. Consequentemente, sua marca poderá ficar com uma má reputação nos servidores de destino. Enviar para contatos que não solicitaram explicitamente receber emails seus é considerado SPAM.
É muito importante saber se o cliente tem potencial para dar atenção à sua oferta. Coloque de maneira clara um formulário em seu site para que os usuários se cadastrem na sua lista de contatos. Assim você pode aumentar sua lista de maneira correta.
Lembre-se! Tenha sempre uma opção de descadastro nos e-mails enviados. A pessoa pode desejar não receber mais seus informativos depois de um tempo.
Crie mensagens atraentes
A aparência do seu e-mail tem papel fundamental quando a questão é chamar a atenção do cliente. Escolha templates, imagens, layouts e fontes atrativas. Evite cores muito vibrantes, mas não se esqueça de manter um contraste para a sua campanha permaneça chamativa a quem ser. Utilize textos com as informações que você está divulgando, além de imagens. Isso é muito importante.
Mas lembre-se, não use apenas imagens! Servidores fazem uma “leitura” do seu e-mail para saber se você está realizando SPAM.
Faça testes antes de enviar
Quando seu e-mail estiver pronto, lembre-se de testá-lo antes de enviá-lo. Infelizmente, nem todos os emails são visualizados da mesma forma e cada provedor de e-mail trata os e-mails recebidos de maneiras diferentes.
Se garanta e faça um teste enviando para si mesmo antes do disparo geral. Você também pode testar manualmente, enviando o e-mail para diferentes provedores (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc) ou usar um serviço de e-mail para te ajudar. Essa é uma dica crucial e uma boa prática de e-mail marketing.
A DialHost tem uma ferramenta que oferece esses recursos, facilitando o trabalho para você!
Conheça o DialMailer.
Pense em algumas questões técnicas
Algumas regras devem ser seguidas para não ser categorizado como SPAM.
Use imagens e links, mas com bastante cautela. Evite colocá-los em excesso e garanta que venham de uma hospedagem com alta disponibilidade e segura, com descrições simples e sem termos proibidos.
Esses termos não devem estar no conteúdo do seu e-mail marketing, principalmente no título. As expressões suspeitas se referem diretamente a dinheiro e oportunidades fáceis, como por exemplo “venda mais, compre agora, etc”. Você pode conferir mais detalhes sobre isso neste tutorial.
Também evite colocar números, caracteres especiais e tudo em caixa alta. Eles podem não ser bem interpretados e chegar desformatos. A melhor opção é pegar leve e se manter organizado.
Um e-mail marketing ideal deve ter as seguintes dimensões:
- Largura da peça: 500 a 600 pixels (Ideal = 550 pixels)
- Tamanho do HTML: máximo 20 kbytes (ideal =10 kbytes)
- Tamanho das imagens: máximo 45 kbytes (ideal = 20 kbytes)
- Tamanho html + imagens: máximo 50 kbytes (ideal = 25 kbytes)
- Altura da peça: a menor possível para evitar uso de barra de rolagem no preview
Acompanhe e analise o sucesso das suas campanhas
Você está acompanhando e analisando os seus resultados? Se você não acompanhar o que está acontecendo com os seus emails, não saberá o que está fazendo de certo e errado. É necessário avaliar os resultados para melhorar sua estratégia.
Algumas métricas são essenciais para que você acompanhar a sua tática de e-mail marketing e saber se está gerando bons resultados. Algumas delas, são:
- Taxa de abertura (quantas pessoas receberam e abriram seu email)
- Taxa de clique (quantas pessoas receberam e clicaram no conteúdo do seu email)
- Crescimento da sua lista de contatos (quantas pessoas querem receber seus emails)
- Taxa de unsubscribe (quantas pessoas optaram por parar de receber seus emails)