Não há dúvidas do papel importante que o e-mail tem na estratégia de uma empresa, seja na hora de vender ou de passar informações importantes para o cliente. No entanto, um erro de muitos negócios é confundir tipos muito diferentes de e-mails, como o E-mail Transacional e E-mail Marketing.
O fato é que não ter isso claro na mente de todos os profissionais envolvidos, pode fazer com que a empresa cometa erros graves. Cada tipo de e-mail tem usos específicos, que precisam ser seguidos pela estratégia para alcançar a eficiência.
Mas, afinal, qual a diferença entre o E-mail Transacional e o E-mail Marketing? Se você tem essa dúvida e quer aprender como usar ambos os tipos de e-mails, continue lendo e confira!
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E-mail Marketing e E-mail Transacional : Qual a Diferença?
O erro de muitas empresas é achar que todo tipo de e-mail enviado para o cliente é E-mail Marketing. E isso se torna um problema ainda mais grave quando as equipes da empresa, seja de marketing, de vendas ou mesmo de atendimento, também não possuem clareza sobre como usar cada tipo de e-mail.
Apesar de parecidos, existem algumas diferenças cruciais, não só no formato, mas também no conteúdo do E-mail Marketing e do E-mail Transacional. Além disso, nem sempre ambos são enviados pela mesma plataforma e é necessário escolher a melhor solução para a empresa.
Logo abaixo, confira as principais características de ambos os tipos de e-mails.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é um dos tipos de e-mails mais utilizados nas empresas. Sua finalidade é bem específica: entregar aos clientes e leads (potenciais clientes) uma mensagem com conteúdo exclusivamente comercial.
Isso significa que o e-mail marketing é utilizado principalmente para o propósito de vendas ou outro objetivo que esteja ligado as vendas. Essencialmente, pode atuar como um corrimão para guiar o cliente através do funil de vendas.
Outra característica que define o e-mail marketing é que ele é enviado apenas uma vez para grupos de contatos inteiros ou segmentados de clientes potenciais (leads) ou clientes já fidelizados para divulgar um produto ou serviço.
E-mail Transacional
Ao contrário do e-mail marketing, o e-mail transacional é esperado pelo cliente. O conteúdo dele tem caráter unicamente informativo e não deve ser utilizado para fins comerciais. Seu principal objetivo é estabelecer um vínculo de confiança entre o consumidor e a empresa.
Aqui, estamos falando de uma mensagem para fins de verificação e/ou confirmação de uma ação realizada com sucesso pelo cliente na sua empresa — ou seja, as informações completam uma transação.
Um exemplo comum de e-mail transacional é quando você faz uma compra online (loja virtual) e recebe uma mensagem contendo as informações do produto, preço e dados de envio. Uma forte atenção deve ser dada a esse tipo de e-mail, pois a falta dele ou qualquer erro pode colocar em cheque a credibilidade da empresa.
Por exemplo: um e-mail promocional não entregue não fará diferença para o cliente, mas deixar de receber um e-mail de confirmação de pagamento após a realização de uma compra no site pode deixá-lo de cabelo em pé.
Outra característica que difere o e-mail transacional do e-mail marketing é que ele é enviado de maneira personalizada e somente aos indivíduos correspondentes.
Ao usar o E-mail Marketing e o E-mail Transacional juntos e de forma correta, você tem em mãos uma combinação poderosa para gerar experiências notáveis aos leads e consumidores da sua empresa. Para que a estratégia funcione, porém, é preciso contar com as ferramentas certas. Assim, você poupa tempo e melhora os resultados do negócio!
Entre em contato com a nossa equipe ! Teremos o maior prazer em lhe ajudar na escolha de uma ferramenta ideal.