O Google Analytics é bem mais que um contador de acessos ou ferramenta demográfica – você pode construir toda a sua carreira por ser um analista de Google Analytics. Você pode medir a efetividade de uma campanha, o fluxo de visita de um site (como do anúncio até o carrinho de compras) e definir ações como suporte de navegador com base nas informações de seus usuários.
Mas essas são todas funções que não atingem os devs. O que nós, desenvolvedores, podemos fazer com o Google Analytics, no entanto, é rastrear erros através de eventos personalizados.
Este é um pequeno exemplo de como implementei a checagem de erros no analytics:
1 | // Track basic JavaScript errors |
2 | window.addEventListener( 'error' , function (e) { |
3 | _gaq.push([ |
4 | '_trackEvent' , |
5 | 'JavaScript Error' , |
6 | e.message, |
7 | e.filename + ': ' + e.lineno, |
8 | true |
9 | ]); |
10 | }); |
11 |
12 | // Track AJAX errors (jQuery API) |
13 | $(document).ajaxError( function (e, request, settings) { |
14 | _gaq.push([ |
15 | '_trackEvent' , |
16 | 'Ajax error' , |
17 | settings.url, |
18 | e.result, |
19 | true |
20 | ]); |
21 | }); |
Agora, quando você abrir o Google Analytics, vai poder visualizar informações de eventos personalizados (custom event) com outros status do site. Claro que você terá que dizer ao pessoal do marketing que aquilo não é um erro, mas features, mas essa é outra história.
Considere usar o Google Analytics para encontrar erros no seu site. Você me agradece depois.
—–
Texto de David Walsh, publicado originalmente no iMasters.