Quem nunca sonhou em trabalhar com o que gosta sem precisar sair de casa, não é mesmo? Imagina conseguir proporcionar isso para seus colaboradores. Com o aumento da cultura Home Office, cada vez mais gente se adapta e produz melhor dentro dessa realidade.
E se você está pensando em como implantar no seu negócio e diminuir seus custos, fique por dentro dessas 10 dicas para estabelecer a cultura do Home Office e conseguir retorno confiando na responsabilidade e empenho dos seus colaboradores.
Primeiro saiba que o Brasil já regulamentou esse modelo de trabalho.
Dessa forma, o Home Office tem se tornado uma alternativa cada vez mais frequente e viável ao mercado, principalmente se levarmos em conta a dificuldade de locomoção nas grandes cidades.
O mercado de Tecnologia da Informação é um exemplo de como essa realidade já é praticada. Com o avanço da internet e o surgimento de ferramentas de comunicação, muitos profissionais de TI já exercem suas atividades remotamente pelo menos um ou dois dias por semana.
Mais conhecido na Europa como Smart Working e nos EUA como Workplace Flexibility, a prática do Home Office permite “mover o trabalho para os trabalhadores, em vez de mover os trabalhadores para o trabalho”, afirma Jack M. Nilles, em seu livro “Fazendo do Teletrabalho uma Realidade”.
Apesar de no Brasil a adoção desse modelo de trabalho ainda estar no começo, seu crescimento segue em ritmo acelerado. Então, se você ou a sua empresa pretende ter uma política para Home Office conheça as 12 práticas que julgamos consistentes para ajudar nessa implementação.
Tópicos
- 1 – Home Office não é para todos
- 2 – Não misture problemas com trabalho
- 3 – Estabeleça metas claras
- 4 – Comece devagar
- 5 – Crie normas para o Home Office
- 6 – Treine os seus funcionários para o Home Office
- 7 – Estabeleça práticas de comunicação
- 8 – Ensine a separar vida pessoal de trabalho remoto
- 9 – Resolva os problemas tão logo apareçam
- Conclusão
1 – Home Office não é para todos
Entenda que nem toda empresa está preparada e disposta a proporcionar trabalho de forma remota a seus colaboradores, e que algumas funções são incompatíveis com o modelo. Tudo depende da cultura corporativa e do tipo de trabalho a ser realizado.
Um produtor de conteúdo para empresas pode trabalhar até do jardim da Torre Eiffel se ele quiser. Já um bombeiro não apaga incêndios sem sair de casa.
2 – Não misture problemas com trabalho
Se você precisar parar o trabalho remoto, tenha certeza de o fazer de forma articulada e com raízes em justificativas claras de negócios. É aqui que entra o desafio de não misturar problemas e escolhas pessoais com o trabalho. Basta pensar como se estivesse em um escritório.
Em alguns casos, recomenda-se até desligar o telefone e não atender a campainha para evitar distrações. Afinal, o funcionário estará cumprindo horas de trabalho.
3 – Estabeleça metas claras
As vantagens do trabalho remoto estão muito bem documentadas: aumento de produtividade, satisfação dos funcionários, menos tempo e dinheiro gasto com transporte, acesso facilitado a clientes e serviços, redução da emissão de carbono e até das despesas do escritório.
No caso de empresas, é preciso deixar claro o que quer ao implementar a cultura Home Office e como ela vai beneficiar a empresa e o colaborador. Isso ajuda a desenvolver métricas e critérios de avaliação para determinar se ele está funcionando.
4 – Comece devagar
Mudar para um modelo remoto de trabalho é um grande passo. Mas como diz o ditado: experimente a temperatura da água antes de mergulhar de cabeça.
Criar um programa-teste, com menores proporções, com colaboradores que a empresa tem a capacidade de conversar melhor, ajuda a otimizar os recursos necessários e s avaliar se tudo o que precisa ser definido está no lugar.
Assim, fica mais fácil de avaliar aspectos como hardware, software para acesso remoto e a necessidade de treinamento dos funcionários, por exemplo.
5 – Crie normas para o Home Office
As políticas de Home Office precisam ser consistentes e bem claras. Por exemplo, devem incluir inputs do setor de RH, do departamento jurídico e até mesmo de sindicatos, se considerar necessário.
Certifique-se de que elas espelham as responsabilidades de empregados e empregadores e que incluem um check-list de equipamentos e recursos necessários para garantir que o trabalho remoto possa ser feito (acesso a internet, equipamento, software de segurança, dispositivos móveis, etc.).
Afinal, qualquer funcionário que solicite trabalho remoto deve entender e concordar com os termos e com as ações disciplinares, para que o trabalho aconteça. E, principalmente, respeitar as horas de trabalho corretamente.
6 – Treine os seus funcionários para o Home Office
Educação e treinamento são fatores importantes para o sucesso de um programa de trabalho remoto. Caso não haja instrução, o trabalho pode tomar rumos não muito produtivos.
Assim, o treinamento varia de acordo com a função e a empresa. No entanto, deve orientar o funcionário sobre como ele deve trabalhar em casa: práticas com softwares e recursos, postura de trabalho, rendimento e afins.
7 – Estabeleça práticas de comunicação
Definir regras de interação entre as equipes pode garantir uma transição tranquila, além de ajudar a resolver eventuais crises. Alguns setores necessariamente ficarão na empresa, não podendo atuar de outro lugar. Logo, uma boa prática é criar formas de relacionamento que encurte a distância entre as equipes.
Da mesma forma, vale garantir que o trabalho de quem está fazendo Home Office equivalha ao de quem está no escritório. Trabalhar remotamente não é um privilégio meritocrático e não deve ser implementado como tal.
8 – Ensine a separar vida pessoal de trabalho remoto
Trabalhar em casa é um desejo pra muita gente, afinal, podemos nos vestir como quisermos, ficar na posição mais confortável ou, às vezes, nem sair da cama, certo?
ERRADO!
Na verdade, recomenda-se que o Home Office esteja em um local tranquilo, longe de distrações. E é importante que o corpo e a mente entendam que é hora de trabalhar.
Se um funcionário que faz home office cai em procrastinação, o risco é grande de tudo dar errado.
9 – Resolva os problemas tão logo apareçam
Primeiramente, problemas existem em todos os lugares. Logo, não pense que estará livre deles ao começar com o Home Office. O ponto importante é como você lida com esses problemas, independente de onde apareçam.
Funcionários remotos tendem a imaginar problemas maiores que eles realmente são. Isso porque estão longe do escritório e perdem boa parte do movimento interno e das conversas de corredor.
Conclusão
Como você viu, não é difícil e é bastante rentável investir em Home Office se for o momento para a sua empresa. Mas é preciso ter regras, treinamentos e confiança para que dê tudo certo na hora de iniciar a sua equipe nessa cultura.