Se você tem uma loja virtual, já deve saber que converter visitantes em clientes é um grande desafio. De fato, muita gente fica passeando pelo funil e depois sai sem deixar rastro algum.
Mas você sabe quais fatores influenciam sua taxa de conversão? Um bom SEO com design ruim ou vice-versa, links externos que redirecionam para lugares inadequados, palavras-chave erradas…
Enfim, são muitos fatores e a boa notícia é que você pode mudá-los.
Por este motivo, o segundo artigo da série sobre marketing digital traz dicas de práticas para aumentar a taxa de conversão do seu site.
Tópicos
1- Fique de olho na taxa de rejeição do seu site
A taxa de rejeição é calculada com o número de visitantes que entram e ficam em uma única página do site. Se considerarmos toda a internet, essa taxa existe até para os gigantes da tecnologia.
O motivo pelo qual um visitante rejeita o seu site pode variar. Por isso, atente-se ao layout, velocidade da página, conteúdo sem qualidade ou desatualizado. Basta colocar-se no lugar do usuário e pensar o que pode estar atrapalhando que ele se interesse pelo site.
Uma boa ferramenta para monitorar a taxa de rejeição é o Google Analytics. Com ela você poderá acessar relatórios que indicam o que pode ser melhorado e atrair mais visitantes.
2- Capriche na sua landing page
Landing Page é o termo para a página de vendas ou captura. Assim, seu objetivo é incentivar o visitante a realizar uma ação, seja ela curtir uma página, assinar newsletters ou entrar em contato com a sua empresa.
Isso quer dizer que ela deve ser muito bem feita para realmente transformar seus visitantes em vendas. Por isso, capriche! Use botões, imagens e texto de forma atrativa e convincente. Mais uma vez, coloque-se no lugar do visitante e avalie todos os elementos da landing page.
3- Produza conteúdo de qualidade
Atualmente, muitas empresas utilizam a produção de conteúdo como estratégia de marketing. Um conteúdo de qualidade pode não só atrair, mas também educar e convencer um internauta de que o seu negócio é a escolha certa.
Além de levar a experiência do cliente para além das vendas, você vai investir em uma estratégia de marketing muito mais barata que as tradicionais. Um bom conteúdo não só encanta o cliente, mas também gera credibilidade.
Busque diversificar, publicar em diferentes formatos, produzir ebooks, vídeos, infográficos, etc. enfim, quando o assunto é conteúdo, o que não falta são possibilidades!
4- Otimize o site para smartphones e tablets
Segundo pesquisa feita pela e-bit, mais de 40% das compras feitas online foram por meio de um smartphone ou dispositivo móvel. De fato, essa é uma tendência mundial e deve seguir aumentando.
Tendo esses dados em mente, por que não deixar o seu site 100% mobile friendly? Além de possibilitar melhor experiência para o usuário, você estará atualizado com as tendências do mercado.
5- Invista em botões de chats
Botões de chats geralmente ficam no canto inferior das páginas. Este é um excelente recurso que ajuda a converter seus visitantes em clientes, fornecendo suporte e orientação durante a navegação.
Se você considerar que o visitante pode ter dúvidas que o levarão a deixar o site, os chats são oportunidades para fazer perguntas. O objetivo do botão de chat é oferecer ajuda aos seus clientes, assim como um vendedor faria em uma loja física, para acompanhar, satisfazer e fazer a compra.
6- Considere a nutrição de leads
Já vimos a importância de produzir conteúdo de qualidade para gerar leads. Mas essa não é a uma garantia de que o visitante vai se convencer de efetuar uma compra.
Considerando este fato, você deve pensar em uma forma de nutrir sua relação com os visitantes. Fazendo isso você vai manter contato até que a lead seja convencida de fechar negócio com a sua empresa.
Uma das formas mais utilizadas é adotar uma estratégia de e-mail marketing. Ou seja, você vai enviar materiais de qualidade, notícias, e-books, vídeos, etc. por correio eletrônico, tornando o reconhecimento da empresa algo ainda maior.
7- Ofereça segurança e garantia
Quando o assunto é compras pela internet, a principal desconfiança do visitante é com relação a segurança. Muita gente tem medo de informar dados de pagamento e caírem em golpes, ou até mesmo comprar produtos fraudulentos.
Uma boa forma para ganhar a confiança das leads é oferecer garantias de defeitos e desistências. Além disso, oferecer o dinheiro de volta, caso o cliente não tenha uma boa experiência.
Já para passar segurança, você pode recorrer aos certificados de segurança. Eles mostram ao cliente que a conexão é protegida, assim a compra é feita com segurança e não há fraudes.
Conclusão
Viu só como existem muitas opções para converter seus visitantes em clientes?
Neste post, você aprendeu que conteúdo de qualidade, nutrição de leads, garantir segurança e proporcionar uma boa experiência são fatores cruciais para qualquer negócio online.
Não existe um segredo, basta fazer o que for possível para encantar o cliente e sempre surpreendê-lo positivamente.
Está gostando das nossas dicas? Enquanto o terceiro post da série sobre marketing digital não sai, que tal ler o primeiro post da nossa série sobre marketing digital? Clique aqui para ficar ficar por dentro!