Assim como na vida, o mundo empresarial também cobra decisões praticamente o tempo todo. Por isso, a análise SWOT é indicada sempre que uma decisão empresarial deva ser tomada. Seja para explorar novas iniciativas, seja para mudar políticas internas, considerar oportunidades de negócios… enfim, o mundo corporativo também é feito de decisões.
Para administrar um negócio bem-sucedido, você deve analisar regularmente seus processos para garantir que esteja operando da maneira mais eficiente possível. Embora existam várias maneiras de avaliar sua empresa, um dos métodos mais eficazes é realizar uma análise SWOT.
Uma análise SWOT (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças) é um processo de planejamento que ajuda sua empresa a superar desafios e determinar quais novos leads devem ser perseguidos.
O objetivo principal de uma análise SWOT é ajudar as organizações a desenvolver uma consciência completa de todos os fatores envolvidos na tomada de uma decisão de negócios.
Esse método foi criado na década de 1960 por Albert Humphrey, do Stanford Research Institute, durante um estudo realizado para identificar por que o planejamento corporativo falhou consistentemente.
Desde a sua criação, a matriz SWOT se tornou uma das ferramentas mais úteis para os donos de empresas iniciarem e expandirem seus negócios.
Tópicos
Quando realizar uma análise SWOT?
Você pode empregar uma análise SWOT antes de se comprometer com qualquer tipo de ação da empresa, esteja explorando novas iniciativas, reformulando políticas internas, considerando oportunidades de dinamizar ou alterando um plano no meio de sua execução.
Às vezes, é aconselhável realizar uma análise SWOT geral apenas para verificar o cenário atual de seus negócios, para que você possa melhorar as operações conforme for necessário. Neste sentido, a análise pode mostrar as principais áreas em que sua empresa está trabalhando de maneira otimizada, bem como quais operações precisam de ajustes.
Não cometa o erro de pensar informalmente sobre suas operações de negócios, na esperança de que todas elas se unam de forma coesa. Ao separar um tempo para montar uma análise SWOT, você pode ver toda a imagem da sua empresa. A partir daí, você pode descobrir maneiras de melhorar ou eliminar os pontos fracos da sua empresa e capitalizar seus pontos fortes.
Embora o proprietário da empresa deva certamente estar envolvido na criação de uma análise SWOT, geralmente é útil incluir outros membros da equipe no processo. Peça a opinião de vários membros da equipe e discuta abertamente quaisquer contribuições feitas. O conhecimento coletivo da equipe permitirá que você analise adequadamente seus negócios de todos os lados.
Características
Uma análise SWOT concentra-se nos quatro elementos da sigla, permitindo que as empresas identifiquem as forças que influenciam uma estratégia, ação ou iniciativa. Conhecer esses elementos positivos e negativos pode ajudar as empresas a comunicar com mais eficácia quais partes de um plano precisam ser reconhecidas.
Em português, a análise SWOT se torna análise FOFA — pontos Fortes, Oportunidades, Pontos Fracos e Ameaças.
Ao elaborar uma análise SWOT, você deve criar uma tabela dividida em quatro colunas para listar cada elemento impactante, lado a lado, para comparação. Os pontos fortes e fracos não costumam corresponder às oportunidades e ameaças listadas literalmente, embora devam se relacionar, pois, em última análise, estão ligados.
Fatores internos
Pontos fortes (S) e pontos fracos (W) referem-se a fatores internos, que são os recursos e a experiência prontamente disponíveis para você.
Estes são alguns fatores internos geralmente considerados:
- Recursos financeiros (financiamento, fontes de renda e oportunidades de investimento)
- Estrutura física (localização, instalações e equipamentos)
- Recursos humanos (funcionários, voluntários e públicos-alvo)
- Acesso a recursos naturais, marcas, patentes e direitos autorais
- Processos atuais (programas de funcionários, hierarquias de departamentos e sistemas de software)
Fatores externos
Forças externas influenciam e afetam todas as empresas, organizações e indivíduos. Se esses fatores estão conectados direta ou indiretamente a uma oportunidade (O) ou ameaça (T), é importante anotar e documentar cada um.
Fatores externos geralmente são coisas que você ou sua empresa não controla, como o seguinte:
- Tendências do mercado (novos produtos, avanços tecnológicos e mudanças nas necessidades do público-alvo)
- Tendências econômicas (tendências financeiras locais, nacionais e internacionais)
- Financiamento (doações, legislatura e outras fontes)
- Dados demográficos
- Relacionamento com fornecedores e parceiros
- Regulamentos políticos, ambientais e econômicos
Modelo de Matriz SWOT
Fiz a análise SWOT, e agora?
Depois de fazer a análise SWOT, você deve implementar a decisão e adaptar a gestão para que tudo ocorra como o planejado. Nessa etapa, a empresa deve trabalhar para que o projeto que você analisou resultem nas forças e oportunidades previstas.
Por fim, qualquer decisão em uma empresa vai demandar análises e gerar expectativas e previsões. Nesse cenário, a matriz SWOT é uma opção simples e muito acessível. Esperamos que este artigo tenha te ajudado e que você consiga decolar com a sua empresa.
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