Embora seja um assunto mais técnico, todos nós já esbarramos no acesso SSH em algum momento. Basta olhar para o cadeado no topo desta página, ao lado da barra de endereços do navegador. É ele que indica que você está em um acesso SSH.
Em outras palavras, é esse pequeno ícone de cadeado que diz se você está em uma navegação segura ou não.
Mas você sabe o que, de fato, quer dizer acesso SSH?
Neste texto, você vai descobrir o que é o acesso SSH e como ele deixa a sua conexão mais segura.
Tópicos
O que significa acesso SSH ?
Acesso SSH, também conhecido como Secure Socket Shell, é um protocolo de rede que permite que os administradores de um servidor acessem um computador remoto. Tudo isso de maneira segura.
Isso porque a conexão exige autenticação dos dois lados, servidor e computador, para ser criptografada. Assim, mesmo se alguém interceptar o pacote de dados que está sendo transmitido, não conseguirá decifrá-los. O acesso SSH também se refere ao conjunto de utilitários que implementam o protocolo.
Para facilitar a compreensão, este protocolo pode ser considerado como um computador que controla outro computador de forma virtual e remota.
A principal vantagem do protocolo SSH é que ele permite a criptografia de dados mesmo em conexões não seguras. Dessa forma, malwares e potenciais hackers serão incapazes de obter acesso não autorizado às informações confidenciais de sua conta. Ou, mais comumente, suas credenciais de login.
Conheça alguns clientes SSH
Para que o acesso entre o computador e o servidor seja feito, é necessário utilizar um terminal de conexão — um software comumente chamado de cliente SSH.
Conheça a seguir os principais e mais utilizados.
1. OpenSSH
A OpenSSH é um dos principais clientes para realizar login remoto com o protocolo SSH. A ferramenta criptografa todo o tráfego para eliminar a espionagem, sequestro de dados, de conexão e outros ataques.
2. PuTTY
Já falamos sobre o PuTTY neste artigo. O PuTTY é um cliente SSH e Telnet criado por Simon Tatham para a plataforma Windows e Unix. É um software de código aberto e é desenvolvido e suportado por um grupo de desenvolvedores voluntários.
3. SmarTYY
O SmarTTY é um cliente SSH com várias tabulações que permite copiar arquivos e diretórios com SCP, em tempo real e com a possibilidade de também editar arquivos no próprio local.
4. Xshell
O Xshell é um poderoso emulador de terminal que suporta SSH, SFTP, TELNET, RLOGIN e SERIAL. Ele oferece desempenho líder do mercado e conjuntos de recursos que não estão disponíveis em alternativas gratuitas.
Clique aqui para saber mais dicas de como deixar o seu WordPress mais seguro.
Como acessar minha hospedagem na DialHost com SSH
Para utilizar o protocolo, você precisa de um cliente SSH, ou seja, um programa que faça este acesso. Acima citamos alguns e recomendamos a utilização do Putty.
Na DialHost, o acesso via SSH é liberado em todos os planos, onde é requerido a criação de uma chave SSH para o acesso. Veja em nosso tutorial os passos para a criação e ativação dessa chave.
Conclusão
A segurança é, mais do que nunca, algo de extrema importância no ambiente online. De fato, é impensável deixar os dados de sua empresa desprotegidos. Mas a notícia boa é que existem inúmeras maneiras de tornar a sua conexão mais segura.
Neste artigo, você aprendeu sobre o que é o acesso SSH e como ele pode ser obtido. Ficou alguma dúvida? Deixe aí nos comentários!