Um ambiente de testes e desenvolvimento através de cloud computing te auxilia no controle da qualidade e estabilidade do software com controle de gastos. Conheça alguns motivos para implementá-la

Toda equipe de desenvolvimento precisa da segurança de um ambiente de desenvolvimento para programar novas aplicações ou atualizações nos serviços. Mesmo quem tem pouca experiência em programação já deve saber da instabilidade que uma aplicação passa durante seu período de desenvolvimento. E ainda que tudo já esteja correto, ao ver dos desenvolvedores, um ambiente de testes  deve simular o produto que irá para produção.

Ambiente de desenvolvimento

O momento de desenvolvimento de um projeto é aquele período liberado para erros. E acredite, por melhor que seja o desenvolvedor envolvido no projeto uma coisa é certa, erros ocorrerão enquanto ele está programando uma classe ou integrando alguma api e etc.

E são diversos os erros: erros lógicos, de sintaxe, exceptions, sem contar em dados que podem ser apagados por uma simples linha de comando mal executada. Agora imagina se todos esses problemas ocorressem em pleno ambiente de produção, com os clientes acessando a todo tempo, enquanto você está descabelando para resolver o problema em uma maratona sem fim.

Então, caso você ainda não tenha percebido esta necessidade, peço que pare a leitura aqui e vá configurar um ambiente de desenvolvimento para você, hehe. Afinal, esta prevenção pode evitar que você faça algo desastroso no final.

É muito comum desenvolvedores autônomos e individuais trabalharem em ambientes locais de desenvolvimento. Esta é uma opção barata e já garante grande autonomia para que você possa errar até acertar em cheio. Mas, em uma equipe grande e/ou que trabalhe remoto, como garantir as configurações ideais para que cada desenvolvedor consiga trabalhar e compartilhar seus códigos com toda equipe?

Ambiente de desenvolvimento em nuvem

Respondendo ao parágrafo anterior, um ambiente de desenvolvimento em nuvem é uma opção que foi adotada por diversas equipes. Pelo seu caráter instável, o ambiente de desenvolvimento exige das equipes necessidades muito variáveis de recursos, dependendo do ciclo de desenvolvimento das mesmas. Assim, uma solução em cloud computing se adapta bem fornecendo recursos sob medida para a necessidade atual. E quando esta necessidade acabar é possível reajustar cada recurso de volta para a nova necessidade.

Além disto, com a infraestrutura em nuvem é bem mais fácil de padronizar as configurações do ambiente.  E com um ambiente padrão seus desenvolvedores não terão surpresas de incompatibilidades durante esta etapa. Imagine manter padronizada as configurações de desenvolvimento de cada servidor local em uma equipe de 50 colaboradores que trabalham remoto.

Aqui na DialHost, por exemplo, temos um ambiente de desenvolvimento enxuto para que a equipe inicie qualquer projeto ou feature. E sempre que necessário reescalamos os recursos para um novo projeto. Além disto, ao vermos a necessidade, podemos reduzir nossos recursos caso eles estejam ociosos. Isto tudo é possível graças a estrutura que montamos para o DialCloud +

Ambiente de testes em nuvem

Durante todo o processo de desenvolvimento os testes são parte integrante. Cada item, cada funcionalidade deve ser testada em diversos aspectos. Claro que de acordo com a complexidade alcançada em cada empresa, este processo pode ser mais dividido ou ser um simples teste de usabilidade com o usuário final.

O fato aqui é que o ambiente de testes proporciona que seus testes mantenham a segurança dos dados que já estão em produção. Assim tudo que foi desenvolvido pode ser colocado a prova.

Neste ponto a escalabilidade da estrutura em cloud computing se torna ainda mais eficiente. Afinal, testes são frequentes mas, sempre possuem um ponto final para que sejam coletados os resultados e assim passemos para a correção dos problemas encontrados.

Com a escalabilidade podemos subir uma nova instância apenas as configurações necessárias. Ao final  da análise dos testes é possível finalizar a instância reduzindo assim seu custo operacional novamente.

Por fim, ao utilizar esta estrutura para testes, podemos simular funcionalidades avançadas, ainda na fase de testes. Exemplo disso seria a necessidade de balancear cargas após identificar algum gargalo durante um teste de carga.

Vantagens

  • Melhor custo e flexibilidade de recursos para o desenvolvimento do projeto
  • Melhor controle nas configurações padrões de cada ambiente para cada desenvolvedor
  • Facilidade na padronização das configurações de desenvolvimento, teste  e produção
  • Possibilidade de testar diferentes configurações, recursos e cargas
  • Possibilidade de utilizar serviços avançados que requerem tecnologias ou competências que não estão disponíveis em sua estrutura interna
  • No caso de uma equipe grande é possível reduzir bem o custo com infraestruturas nestes ambientes.

Desvantagens

  • Você dependerá sempre de uma conexão com a internet
  • Apesar de pequena a chance (Considerando bons data centers), é preciso pensar em uma solução para caso a nuvem falhe.
  • Ainda é necessário se preocupar com estratégias de backup e recuperação e possíveis perdas de dados durante testes.

Algumas Referências

Tenha controle e flexibilidade nos seus recursos com DialCloud +. Servidores em cloud com load balancing, VPN e todo o controle de rede que você precisa. Saiba Mais.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.