Neste artigo você vai aprender 3 métodos para fazer um elevator pitch perfeito: o método clássico, o método focado no cliente e o pitch metafórico.
Mas antes de mais nada, o que queremos dizer por elevator pitch?
Imagine que você está dentro de um elevador com uma pessoa importante ou com algum cliente em potencial. Mesmo que você vá até o último andar do prédio, o tempo que passa dentro do elevador é muito curto. Mas para não perder a oportunidade de criar novas relações, você pode usar uma fórmula para se apresentar em 30 segundos ou 1 minuto e conquistar a atenção de quem está ouvindo.
Para essa fórmula damos o nome de elevator pitch. Segundo essa fórmula, você deve passar uma impressão rápida: desde o início da sua entrevista de emprego, enviar seu projeto de criação de negócios aos financiadores em menos de 5 minutos ou reter a atenção de um visitante do seu site para que ele não se desloque para outra página…
Em outras palavras, o método Elevator Pitch permite que você faça as perguntas certas para ter argumentos claros, concisos e convincentes.
Continue lendo, pois vamos conhecer alguns modelos de pitch que podem ajudar muito em situações especiais.
Tópicos
Para que serve o elevator pitch?
Você pode recorrer ao pitch para inúmeras situações, por exemplo:
- Em uma conferência ou apresentação;
- Durante um evento de networking;
- Para falar com um amigo que encontrou em uma festa;
- Enquanto procura um bom financiamento no banco;
- Durante entrevistas de emprego;
- Em prospecções pelo telefone…
Enfim, você pode usar essa técnica basicamente em qualquer situação. Podemos dizer, então, que o objetivo de um elevator pitch não é convencer logo de cara, mas sim gerar curiosidade em quem está ouvindo.
Modelos de Pitch
Agora que você já sabe o que é elevator pitch e para que ele serve, chegou a hora de aprender 3 modelos que vão ajudar em diferentes situações.
São eles:
- O pitch clássico;
- O pitch focado no alvo; e
- O pitch metafórico em uma frase.
O elevator pitch clássico
Normalmente, o seu discurso deve responder às seguintes perguntas:
– Qual é o seu produto ou serviço?
– Para quem é?
– Qual o preço ou o modelo de negócios?
– Qual é o seu posicionamento em relação à sua concorrência ou sua vantagem competitiva?
Lembre-se de que seu discurso deve transmitir apenas uma mensagem. De fato, é muito difícil transmitir várias ideias ou características em 30 segundos. Portanto, será necessário destacar o preço ou o produto inovador…
Um pitch clássico é construído em torno da seguinte frase:
Nome do produto + Função + Alvo + Preço + Vantagem competitiva (+ Caso prático) + Chamada de reação
Logo, podemos dar o seguinte exemplo:
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O pitch focado no alvo
Uma alternativa em termos de Elevator Pitch é basear-se no objetivo (e não na sua empresa) para apresentar sua oferta.
A estrutura é a seguinte:
- O alvo com uma valorização
- O principal problema do alvo indicado quantitativamente
- A promessa feita ao longo do tempo
- Os benefícios/mudanças alcançados com o produto qualitativamente
- Barreiras de compra/resseguro/solução de problemas reduzidos de todos os outros produtos
- Chamada à ação
Por exemplo:
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O problema com esse tom orientado para o alvo é que ele requer uma vantagem comercial, o que não é o caso de todos. É por isso que esse pitch pode ser mais diluído para entrar em jogo dentro de uma empresa.
O pitch metafórico em uma frase
Finalmente, o elevator pitch também pode ser resumido em 1 frase, uma alegoria simples ou uma comparação em comparação com uma referência que todos conhecem.
Por exemplo:
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O princípio é que a referência tomada como exemplo aprimora seu projeto e permite que você saiba imediatamente do que está falando por associação de idéias.
O método para criar um bom Elevator Pitch
A seguir, um método simples para criar um bom pitch:
- Lembre de seu cliente ideal (a persona)
- Escreva seu discurso sem limite de tempo, idéias … Você deve coletar todas as idéias que considerar mais importantes.
- Remova os elementos fracos e não essenciais, repetições, coisas pouco claras, o jargão… para chegar ao ponto e manter apenas o essencial.
- Verifique se o seu pitch é claro o suficiente para funcionar e se ele destaca os elementos principais.
- Teste seu discurso oralmente, na frente de um espelho (ou registrando-se no seu smartphone), como se estivesse em uma situação de vendas. Você tem que “acreditar” no seu discurso.
Se você chegou aqui, já está com tudo pronto para ganhar a atenção em uma conversa rápida, sabendo apresentar os argumentos corretos de forma correta.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e vamos conversar!