Podemos pensar na hospedagem compartilhada como uma solução para aqueles que querem divulgar sua empresa na internet, de acordo com o tamanho do seu negócio. Em uma hospedagem compartilhada, é disponibilizado espaço em um servidor conforme a necessidade do cliente, dentro dos limites de cada plano estabelecido e sem prejudicar outros sites hospedados no mesmo servidor.
Tópicos
O que pensar na hora de escolher uma hospedagem compartilhada?
Provavelmente se você vai hospedar um site com tráfego baixo a médio uma hospedagem compartilhada será a melhor opção. Mas antes de escolher o plano fique atento aos recursos oferecidos pela empresa. Alguns itens precisam ser considerados antes de contratar o serviço; memória, processamento, espaço em disco e transferência. Mas não se esqueça de verificar a necessidade do seu negócio, é preciso ter em mente informações sobre utilização do futuro site e o possível crescimento de seu sistema.
Como escolher entre servidor Linux ou Windows?
A principal diferença entre as duas plataformas é o sistema operacional, com isso, a plataforma escolhida está diretamente ligada à linguagem de programação utilizada e banco de dados (veja tabela abaixo). Então antes de pensar em questões de servidor, é aconselhável que decida como irá desenvolver o site. É importante saber que o sistema operacional do seu plano não precisa ser o mesmo utilizado em seu computador, você pode, por exemplo, escolher um servidor Linux mesmo que utilize um computador com Windows ou Mac OS para criar o seu site.
Conclusão
Como observado na tabela acima, é possível notar que ambas as tecnologias têm um bom desempenho, dependendo apenas da sua necessidade, que fará toda diferença na hora da escolha.
Espero que este post tenha lhe ajudado a entender como funciona a hospedagem e as principais diferenças entre os servidores Windows e Linux para hospedagem de sites.
Referências
http://