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O que é uma Loja Virtual?
Ter uma Loja virtual é seguir a caminhada de sucesso no comércio digital. Ela é mais uma ferramenta de comércio eletrônico, com a vantagem de oferecer grandes possibilidades de personalização.
Em nosso ultimo artigo, analisamos outro tipo de plataforma para comércio eletrônico, no caso, os Marketplaces.
Dentro de um Marketplace, você terá sua loja concorrendo com vários outros anunciantes. Todos disputando por clientes que acessam essas grandes plataformas, pense no Mercado Livre por exemplo.
Uma Loja virtual é diferente, pois você será o responsável por atrair seu público, ou seja, você deverá gerar o tráfego para sua loja.
Ela não estará dentro de um grande shopping, mas terá uma vitrine para uma avenida bem movimentada, que é a internet.
Por que criar uma Loja Virtual?
Mas, se eu já realizo vendas só no marketplace, qual o motivo de fazer uma loja virtual?
Essa é uma pergunta bem comum, afinal, parece mais fácil vender dentro de um local que recebe vários visitantes diários, né?
Observe que, ter uma loja virtual não impedirá você de utilizar um marketplace – muito pelo contrário – já que a maiora das lojas virtuais possuem ferramentas de integração com essas grandes plataformas de venda.
Mas ainda assim, vender em um único local, ainda parece ser uma logística mais tranquila para meu controle!
A integração com marketplaces é praticamente total, todo seu controle de estoque pode ser feito através de ferramentas de integração.
Para vender, suas propostas devem circular.
Divulgar é uma arte necessária para trazer potenciais clientes para seu negócio, por isso uma Loja Virtual complementa – e muito – sua estratégia de venda.
Além disso, avalie o impacto profissional que uma Loja Virtual proporciona, você terá seu próprio espaço de divulgação, sobretudo facilitar suas campanhas ou estratégias de marketing de conteúdo.
Sua Loja Virtual será sua vitrine personalizada!
Sua primeira missão nesse sentido, será atrair as pessoas para admirar sua vitrine, entrar em sua loja e por fim, realizar uma compra.
Para atrair você utilizará os recursos de personalização, esses são maiores dentro de plataformas de Lojas Virtuais. Eles exigem mais conhecimento, claro, mas existem soluções para quem pretende criar sua primeira Loja Virtual.
Loja Virtual para iniciantes, elas existem?
É comum associar grandes estruturas para a criação de Lojas Virtuais, plataformas como o WordPress – WooCommerce, Magento, PrestaShop e OpenCart, são exemplos de excelência para criação e personalização de Lojas Virtuais.
Entretanto, utilizar qualquer um dos exemplos acima, pode se tornar uma tarefa frustrante, principalmente, para quem está começando sua primeira Loja Virtual.
Todas são excelentes, mas, obrigam você a ter conhecimento para criar um ambiente bonito, leve e seguro.
Se você não domina essas plataformas, mas, tem vontade de aprender, não faltam materiais e cursos na internet para você aprimorar esse conhecimento. Outra opção é contratar um desenvolvedor Web para criar sua loja virtual.
Agora, se você tem urgência para criar sua loja, e seu orçamento está apertado, tenho uma ótima notícia para você…
Existem no mercado soluções de Lojas Virtuais para iniciantes!
Com o objetivo de entregar recursos e facilidade para quem está iniciando, essas plataformas são fáceis de configurar e integrar com seus outros canais de divulgação.
Essas plataformas gerenciam a estrutura de suas vendas. Sua configuração é online e bem intuitiva, permitindo a personalização de seu ambiente.
A personalização permitirá que você crie banners, logotipo, menus. Sua loja terá a cara da sua marca, você terá sua vitrine.
Além de contar com a facilidade de cadastrar produtos, formas de pagamento, ferramentas de antifraude, cálculo e envio de frete.
Além disso, opções de contato diretas entre seu cliente final e você, por meio de chat ou até mesmo integrações com aplicativos como o WhatsApp.
Principais Plataformas
Vamos considerar plataformas de Lojas Virtuais com acesso e configuração realizadas através de um navegador de internet.
Você poderá utilizar o Chrome, Firefox, Edge, Opera, a escolha é livre.
Listamos as principais soluções para você, que procura mais um canal de divulgação para suas vendas.
Nuvemshop
Na Loja Virtual Nuvemshop, você irá criar com base em um layout, ou seja, você terá acesso a uma galeria de temas para personalisar sua Loja.
Os temas são otimizados para que seus clientes possam comprar tanto de dispositivos móveis quanto computadores.
Em todos os temas você poderá subir sua logo, aplicar as suas cores e tipografia. Além disso, muitos temas possuem a opção de configurar banners rotativos, por categorias e informativos ou até vídeos na página principal.
No quesito de vendas, você poderá destacar produtos em sua página inicial, afinal se você possui um produto principal, sua campanha de divulgação pode focar justamente nesse.
Dessa forma você terá mais chances de aumentar seu ticket médio e potencializar suas campanhas de vendas.
Para facilitar a visitação de sua loja, afinal, você tem a missão de atrair clientes, o uso de redes sociais é essencial para esse atração, principalmente o Instagram.
Crie um instagram da sua marca, e integre esse perfil na sua página inicial e ajude sua clientela a conhecer mais do seu produto, você contará com o Instagram integrado dentro da plataforma Nuvemshop.
Se você já tem seus produtos cadastrados em um Marketplace você poderá integrar em sua Loja Nuvemshop as seguintes plataformas: Mercado Livre, Americanas, Amazon, Casas Bahia, Submarino, Extra, Dafiti, Shoptime, Google Shopping, Buscapé entre outros.
É bem importante você ficar atento as formas de cobrança e pagamento dentro dessa plataforma, avalie o que for melhor para você e seu cliente final, confira os meios de pagamento da Nuvemshop.
A Nuvemshop aceita o redirecionamento de domínios e subdomínios, então se você já possui seu nome registrado na internet, basta redirecionar para sua loja.
Você pode conferir mais recursos e funcionalidades da Nuvemshop clicando aqui.
Loja Integrada
Precisando de uma loja virtual e está com o caixa vazio para investimento? A Loja integrada é Ideal para quem está começando e não possui valores para um investimento inicial.
A plataforma entrega um plano gratuito com algumas limitações, entretanto, para quem busca uma primeira experiência na criação de uma loja online, é uma ótima opção.
O plano Gratuito possibilita receber até 5.000 visitas por mês, você poderá cadastrar até 75 produtos, todo o gerenciamento deverá ser realizado por um único usuário, qual será o administrador.
Quanto as opções de envio, o plano gratuito disponibiliza o SEDEX, PAC, Retirada pessoalmente, Motoboy, Transportadora, Frenet e Melhor Envio.
As limitações principais são referentes as formas de pagamento, uma vez que o plano gratuito disponibiliza somente as opções de Checkout Transparente e Mercado Pago.
Há outras opções de planos mais completos, com mais recursos e cobrança de assinatura, você pode conferir clicando aqui.
Quanto as configurações de personalização, a Loja Integrada é mais simples, entretanto bem fácil de utilizar.
Para ter uma grande diferenciação, chamativa para sua marca, você poderá contar com a ferramenta temas, observe no entanto que eles são pagos, dessa forma avalie se a confuguração básica já conseguirá lhe atender.
Se você precisa de integração com marketplaces, o plano gratuito da Loja Integrada não conseguirá suprir a sua necessidade, será necessário contratar um plano mensal.
Vale ressaltar que toda a integração pela Loja Integrada é realizada por meio de aplicativos, atualmente o Loja Integrada recomenda a integração com o Anymarket.
FastCommerce
Pensado para atender lojistas que possuem um espaço físico, o FastCommerce é uma plataforma de Loja virtual que entrega uma variedade de planos, inclusive um plano Gratuito para quem está começando a vender na internet.
Nesse plano gratuíto você tem direito a receber até 5 mil visitas mensais e cadastrar até 50 produtos.
Nas opções de envio e frete, a plataforma oferece no plano gratuito integrações com SEDEX, PAC, Transportadora, Motoboy, Retirar na loja, SisFrete, Intellipost, Webservice Correios, Mandaê e Jadlog,
Para pagamento, seus clientes possuem acesso aos meios de Checkout Transparente e PagSeguro, com as opções de pagamento com boleto bancário, cartões de crédito e débito.
No plano gratuíto, não há opção de integração com marketplaces, entretanto, no primeiro plano pago, o Bronze, você terá integração com Google Shopping, Mercado Livre, Skyhub, B2W: Americanas, Submarino, Shoptime, Extra, Casas Bahia, Pontofrio.
No plano gratuito entretanto, você poderá gerenciar e acompanhar o retorno de suas ações de marketing, isso devido as integrações com AMP, Facebook, Login social, Google Ads, Google Analytics, Google Tag Manager, todas essas inclusas no plano gratuito.
Com uma proposta de fácil configuração e personalização, o FastCommerce entrega muitos recursos referente ao suporte para lojistas e empreendedores, além de uma estratégia de divulgação onde você pode conhecer lojas construídas dentro da plataforma.
Confira os recursos dos planos clicando aqui.
Vantagens e desvantagens
Uma loja virtual online traz toda a facilidade intuitiva de construção, permitindo criar um ambiente que possa ter mais destaque, principalmente, quando comparamos com plataformas de marketplaces.
Outra vantagem é contar com o suporte técnico para configuração e dúvidas referentes as plataformas e suas configurações.
Para quem está começando, contar com um suporte especializado é essencial para conseguir bons resultados e entregar um ambiente seguro aos seus clientes finais.
As integrações com meios de pagamentos, frete e Marketplaces são complicadas para quem está começando a vender na internet, utilizar e configurar esses recursos com poucos cliques é ideal para marinheiros de primeira viagem.
As desvantagens tambem existem.
A maior delas tem relação ao tráfego de visitantes. Dependerá de você anunciar e trazer visitantes até a sua página, uma vez que você não estará dentro de um ambiente com muitas visitas diárias.
Você precisará de criatividade e muita ação em suas redes sociais para divulgação.
Outro ponto negativo se refere as taxações por compra, ou mesmo envio de frete, já que o custo poderá variar de região para região.
Estudar bem todas as taxas e valores adicionais em cada venda realizada será uma tarefa presente, principalmente no início do seu negócio, entretanto, vale ressaltar que esse custo operacional ainda será menor quando comparado a manter os custos de uma loja física.
Qual plataforma de Loja Virtual escolher?
Existem uma infinidade de plataformas que oferecem a opção de criar uma Loja Virtual.
Listamos nesse artigo três opções que são referências no mercado.
A sua escolha deverá seguir princípios que estão de acordo com seu momento de investimento e conhecimento prático.
Vale ressaltar que utilizar mais de um canal de vendas é sempre uma estratégia interessante, ainda mais quando conseguimos utilizar uma plataforma de divulgação com baixo valor de investimento.
Para escolher qual será sua plataforma de loja virtual, recomendamos a você estudar bem seu público e seu produto/serviço antes de tomar qualquer decisão.
Afinal, quem irá comprar será seu cliente final.
Há várias opções de Lojas Virtuais com planos gratuítos ou períodos de teste sem cobranças.
Por possuírem uma fácil configuração, se você possui tempo livre para explorar, busque experimentar diferentes opções de lojas.
Avaliar o funcionamento dessas plataformas é uma atividade prática.
Leve em consideração as formas de integração, principalmente com redes sociais outros canais de vendas, principalmente redes como o Instagram e marketplaces de grande público ou de público segmentado.
Seu público virá das suas ações de divulgação, confira comentários de outros usuários sobre essas integrações.
Confira as configurações de navegação: é importantíssimo que sua loja virtual tenha a opção de construção e configuração de temas para dispositivos móveis.
Atualmente grande parta das compras realizadas são feitas através de celulares.
É vital checar se a plataforma de sua escolha tem liberdade de receber um domínio ou subdomínio de sua marca. O profissionalismo é vital para construção de confiança com seu cliente final.
Já conversamos sobre a importância do seu dominio, mas, para prestar suporte aos seus clientes, confira se a sua plataforma de loja virtual oferece uma conta de e-mail para que você possa prestar suporte ao seu cliente final.
Caso não possua, ou limite o número de contas, utilize um plano de hospedagem que possa criar contas de e-mail, seu cliente precisa se sentir seguro.
Para encerrar, tenha a certeza que toda a sua Loja Virtual estará dentro de um ambiente seguro, o famoso SSL, certificado de segurança digital é a garantia que todos os dados de pagamento do seu cliente serão protegidos por criptografia.
Você deve fornecer ao seu cliente uma compra segura.
Fique atento, na próxima semana vamos analizar outras soluções para Lojas Virtuais!