O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo desenvolvido com o objetivo de oferecer mais segurança no tráfego de dados na internet, entre servidor web e navegador (browser). Este recurso garante que todas as informações sejam transmitidas de forma criptografada, ou seja, segura e sigilosa.
Segurança, aliás, é tudo na vida. Ela está dentro de casa, no trânsito, no trabalho… Está nas necessidades básicas de todo ser humano.
Assim, com o passar do tempo e o aumento exponencial do nosso envolvimento com o mundo digital, estar seguro na internet passou a ser, também, uma necessidade.
O objetivo do certificado SSL é justamente o de tornar a web um ambiente cada vez mais confiável e seguro.
Tópicos
Como funciona o SSL?
Navegando na internet, você já deve ter notado que alguns sites possuem um “https” antes do endereço, acompanhado de um cadeado.
O https indica que sua navegação e o tráfego dos seus dados estão ocorrendo de forma segura.
Como exemplo, veja o certificado SSL que temos em nosso site:
Certificado SSL gratuito
O uso do SSL foi expandido e estimulado por uma iniciativa chamada Let’s Encrypt.
Essa mobilização enaltece o certificado SSL gratuito e open source. Nesse sentido, ele é utilizado em sites de todo o mundo e apoiado por empresas como Mozilla, Facebook, Cisco e Google.
Assim, o uso do SSL, que antes era ligado a custos de instalação, está incluso em todos os planos de hospedagem, com renovação automática.
Por que utilizar o SSL no seu site?
Uma coisa não podemos negar: é muito melhor navegar na internet com a sensação de segurança, não é mesmo?
Por isso, reunimos algumas vantagens que o SSL oferece além da segurança:
- Aumento da relação de confiança
- Possibilidade de realizar transações financeiras online, com segurança
- Otimização de SEO
Aumento da relação de confiança
Muitos usuários na internet já entendem quando estão navegando de forma segura ou não.
Então, a relação de confiança entre uma empresa e os clientes é muito maior com o uso do SSL.
Realização de transações financeiras online com segurança
Se você possui um negócio em que a efetivação de compra possa ser feita via internet, os dados dos seus clientes serão processados com segurança.
Os dados que são trafegados com o HTTPS são 100% criptografados. Isso deixa o seu cliente muito mais tranquilo ao realizar transações em seu site.
Otimização SEO nos motores de busca
Desde 2014, o SSL passou a ser um dos fatores que favorecem o ranqueamento de sites em motores de pesquisa, como o Google.
Assim, muitos sites passaram a ter SSL, visto que o Google Chrome marca os sites que não possuem SSL, ou seja, que não são seguros.
Chrome marca sites não seguros
Buscando incentivar o uso do SSL, o Google Chrome lançou uma atualização que mostra quando um site não é seguro.
A Google ainda lançou um post que afirma o compromisso da empresa com um ambiente online mais seguro. Por isso, vem tentando afastar os usuários de sites não criptografados, ensinando-os sobre essa importância.
Além disso, com essa iniciativa, o Google também incentiva os desenvolvedores a optarem pela utilização do SSL/https.
Dados protegidos
Segundo o Google, os dados na rede mundial de computadores já estão protegidos em mais de 68% do tráfego do Chrome (Android e Windows), e 78% no Chrome OS.
Além disso, 81 dos 100 principais sites da web usam o protocolo https por padrão. São dados mais que motivadores para que toda a web acompanhe este movimento de forma rápida, não é mesmo?