Há quem diga que o outbound marketing está morrendo com as mídias tradicionais. Essa afirmação trava uma batalha entre o inbound e outbound, colocando os dois em faces opostas de um ringue.
De fato, os números não mentem. É cada vez mais provado que as pessoas preferem buscar por informações do que serem surpreendidas com propagandas. Inclusive, há quem seja totalmente contra a forma de comunicação que acontece no outbound marketing.
Embora o inbound marketing e o outbound marketing pareçam ser estratégias complementares, elas são bem diferentes. Mas quais são essas diferenças? Por que ouvimos tanto falar sobre inbound marketing, mais do que seu irmão?
Para melhor compreender sobre este assunto, nada mais apropriado que comparar as principais diferenças entre o inbound marketing e outbound marketing. E é sobre isso que falaremos neste post.
Tópicos
As principais diferenças entre inbound marketing e outbound marketing
Comunicação com o público
Uma das diferenças fundamentais entre inbound e outbound é a forma como a informação é entregue ao público.
Se antes as pessoas não conseguiam viver suas vidas sem serem interrompidas pela propaganda, hoje essa comunicação acontece de forma diferente.
A comunicação direta é no que se fundamenta o outbound. São aqueles anúncios no meio de uma revista, comerciais de televisão ou panfletos entregues nas ruas. Antes mesmo de saber se há interesse, os profissionais de marketing lançam as propagandas e aguardam pelo resultado.
Errou se você pensou que a internet barra o outbound marketing. Ele também está presente nas popups e anúncios de sites, e temos que concordar que o uso de adblocks já diz muito sobre como o público recebe este tipo de marketing.
Já o inbound marketing trabalha com a comunicação indireta. Ou seja, ele se prepara para receber o cliente quando ele estiver procurando por informação. Inclusive, hoje a maioria das compras acontecem depois de pesquisas na internet. Isso quer dizer que as pessoas estão cada vez mais procurando informação sobre determinado produto ou serviço antes de realizarem uma compra.
Mesmo que as compras ocorram em lojas físicas, a maioria dos consumidores procura saber antes de fecharem negócios.
Mensuração de resultados
Imagine que você lançou uma campanha de televisão e quer saber se ela teve bons resultados aumentando as suas vendas. Além de esperar até o fim da campanha, você teria que contratar pesquisas extensas, demoradas e até mesmo com alto custo para a empresa.
O inbound marketing conta com todas as vantagens da internet passa na frente neste quesito. Uma campanha feita pela internet permite que você meça os resultados em tempo real, podendo até mesmo alterar e fazer ajustes antes do fim.
Este fato acaba dando certa vantagem ao inbound marketing. Mas em todo caso, vale lembrar que nem todos os públicos estão na internet. Por isso mesmo, o ideal é realizar uma pesquisa de público para definir quais práticas seriam mais apropriadas em sua empresa.
Custo
Se chegou até aqui, deve estar pensando que o inbound é a opção mais barata entre os dois. Mas isso não é exatamente verdade. O que ocorre é que uma diferenciação nos resultados e em como eles são mensurados.
Afinal, você pode gastar o mesmo valor que gastaria em um anúncio de revista fazendo uma campanha de inbound marketing. O que muda é que os resultados são diferentes e a forma com que são vistos também.
Na campanha de inbound você conseguirá saber quanto custou cada conversão e para onde foi cada centavo. Já no outbound, isso não é tão claro assim. Por outro lado, você terá resultados muito mais rápidos de campanhas de outbound marketing.
Isso porque campanhas de inbound marketing levam tempo para ter o ROI calculado, enquanto o outbound gera resultados quase que imediatos.
Comparativo
Agora que você já sabe as principais diferenças entre inbound e outbound marketing, nada melhor que um quadro comparativo para deixar tudo bem claro:
E então, ficou alguma dúvida? Deixe um comentário e vamos conversar!