O teste de software é uma das áreas menos conhecidas da Tecnologia da Informação e é, ao mesmo tempo, uma das mais antigas e fundamentais para a entrega de um produto de qualidade. Para entender do que falamos, vale voltar um pouco no tempo:
1848 – Thomas Edison encontra um inseto em uma maquinaria da indústria e nomeia o problema como BUG.
1947 – Primeiro Bug é encontrado no computador Harvard Mark e este foi registrado como o primeiro erro encontrado em um computador.
1979 – Publicado o Livro “The Art of Software Testing” de Glendford Myers. Neste livro é mencionada a arte de encontrar erros em sistemas para ter um controle de qualidade de software.
1980 – Surgem os modelos prescritivos de desenvolvimento de sistemas e com eles a criação de ferramentas para efetuar os testes de software.
De 1980 para cá, acompanhamos o surgimento de órgãos que dão certificação na área, além do nascimento de blogs, sites, livros sobre o tema e, claro, a evolução dos processos de desenvolvimento de software. Como toda área que surge no mercado advém de uma necessidade, a área de teste não foi diferente. A demanda veio exatamente da necessidade de se criar um controle de qualidade do sistema para que o usuário possa utiliza-lo sem problemas e obtendo os resultados esperados.
Para poder testar um software, o profissional envolvido com a área precisa estudar constantemente e estar antenado com as novas tecnologias que poderão ser utilizadas no desenvolvimento do sistema. Por isso ele precisa ser crítico, comprometido e saber dialogar para mostrar ao desenvolvedor o problema que precisa ser corrigido.
Este trabalho pode ser feito utilizando-se diferentes técnicas. Vai depender da metodologia aplicada na empresa para efetuar o processo de desenvolvimento de software. Se for um modelo ágil, que é a metodologia mais atual, ou o modelo V, o profissional de teste começa seu trabalho já na concepção e construção da análise do software. Isso significa que antes de efetuar o desenvolvimento, o profissional fará a análise de teste buscando informações de como o usuário espera que o sistema reaja mediante a solução que será implementada. Neste processo já são descobertos possíveis erros do software.
É importante salientar que um desenvolvimento de software organizado tem como premissa uma metodologia de trabalho. Esta deve ter como base conceitos que visem a construção de um produto de software de forma eficaz. Dentro desta metodologia estão definidos os passos necessários para chegar ao produto final esperado.
E tudo isso não foi desenvolvido à toa. De acordo com um estudo conduzido pelo NIST em 2002, os defeitos em software resultam num custo anual de US$ 59,5 bilhões à economia dos Estados Unidos. Mais de um terço do custo poderia ser evitado com melhorias na metodologia do desenvolvimento e na infraestrutura do teste de software. Além do prejuízo, há forte impacto também na perda da credibilidade do cliente ao produto.
Por tudo isso, o teste de software pode ser visto como uma boa parcela do processo de qualidade de software. Ele existe para obter um controle de qualidade do produto averiguando, se este atende aos requisitos propostos e trazendo uma vantagem competitiva do produto no mercado.
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Artigo publicado no iMasters.