O termo SPAM é conhecido por muitos como aqueles e-mails incômodos que chegam para a gente com a intenção de passar um link malicioso ou um Vírus. Quem nunca recebeu em suas caixas de e-mail mensagens do tipo, “Emagreça de forma Fácil”, “ganhe até R$100.000,00 por mês sem sair de casa?”. Estes são os mais clássicos, mas o envio de SPAMS está muito além deste tipo de conteúdo e até mesmo você pode estar fazendo SPAM pensando que é E-mail Marketing.
Tópicos
Relevância de conteúdo
O SPAM tenta enviar um conteúdo genérico para qualquer pessoa que esteja em uma lista de mailing. É como uma panfletagem online que possivelmente terá um retorno pequeno e ainda pode criar uma imagem ruim à sua marca perante influenciadores. O SPAM é muito mais do que aquelas mensagens que caem realmente na caixa de SPAM. O conteúdo desinteressante para o destinatário se torna um SPAM a partir do momento que ele começa a ignorá-lo, mesmo estando na caixa de Entrada.
Um bom e-mail marketing possui conteúdo interessante para o seu público e este usuário escolhe receber este conteúdo. Quando o e-mail marketing é eficiente ele precisa levar ao seu público alvo o conteúdo esperado da sua marca ou serem surpreendidos com algo realmente bom para eles. Trabalhando desta forma a ferramenta será capaz de gerar um bom retorno do seu investimento além de criar re-compartilhamentos e engajamento do público alvo.
SPAM é para todos, E-mail Marketing são para poucos
Sabe aquele termo “Matar uma formiga com uma bazuca”? Se seus resultados de e-mail marketing estão neste nível, talvez seja a hora de filtrar suas listas de mailing e buscar quem realmente busca pelo seu conteúdo. Utilize listas de Opt-in e Opt-out para ter quem realmente importa.
Através do seus próprios resultados é possível segmentar contatos das listas e mandar conteúdos especiais (promoções, artigos, lançamento antecipados) para quem está engajado. Também é possível, através de simples mensagens, consultar pessoas que não se engajam com seus e-mails, perguntando sobre os motivos de não estarem motivados a abrir seu conteúdo. Esta estratégia pode criar um volume inicial de Opt-Out em sua base, mas acredite quem realmente te interessa continuará em sua base.
Relacionamento com seus clientes
Se você pensa em E-mail marketing como uma ferramenta de relacionamento e fidelização de clientes, ponto para seu e-mail marketing. Cada vez mais empresas estão adotando o relacionamento com seus clientes através do e-mail. Podemos reparar em alguns casos, até mais interessantes, onde os antigos “no-reply” estão sendo substituídos por e-mail de pessoas reais que trabalham na empresa. Esta é uma forma a personificar e criar uma via de mão dupla nestas ações. Reflitam comigo, é muito mais confortável receber um e-mail de alguém que você possa conversar do que de uma máquina nominada de “no-reply”.
E relacionar-se não é apenas oferecer serviços. É mostrar novidades, trazer benefícios, “perguntar como eles estão”. Comunique, entenda seu público alvo, assim você terá muito mais retorno nas ações de e-mail marketing.
Concluindo
SPAM e E-mail Marketing vão muito além do fato de um e-mail sair do sistema de mailing e cair na caixa de entrada ou SPAM do destinatário. E-mail Marketing é relacionamento direto e eficiente com seus clientes e seguidores. Um bom trabalho trará resultados positivos com um custo menor que a geração de SPAM e panfletagem online.
Referências
- http://www.segs.com.br/informatica-e-ti/148910-e-mail-marketing-uma-forte-ferramenta-para-relacionamento-e-vendas.html
- http://www.segs.com.br/so-seguros/148926-marketing-da-lealdade-o-no-gordio-do-relacionamento-com-o-cliente.html
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